Alguns dos melhores destinos da orla baiana estão localizados ao sul do estado, conhecidos nacional e internacionalmente. Entre eles, estão as praias em Nova Viçosa — município localizado ao extremo sul, a pouco mais de 800 quilômetros de Salvador.

Quer descobrir os melhores destinos na cidade para curtir com a família e os amigos? Então você veio ao lugar certo! Preparamos uma lista com as cinco principais praias da região.

Quais as melhores praias em Nova Viçosa?

Nova Viçosa é um município pequeno, com menos de 40 mil habitantes, segundo dados de 2010 do IBGE. O destino é conhecido entre visitantes em busca de praias tranquilas, com infraestrutura adequada para o atendimento e muitas opções para o lazer e o turismo.

A cidade é cercada por ecossistemas formados pela Mata Atlântica, manguezais, restingas, ilhas e recifes de corais. Os grandes destaques da região são o Arquipélago de Abrolhos e as baleias Jubarte, que costumam marcar presença no mês de julho.

Separamos, a seguir, as melhores praias em Nova Viçosa para você e a família aproveitarem as férias.

1. Lugar Comum

Praia urbana, com coqueiros e árvores na orla. Tranquila, tem uma boa quantidade de estabelecimentos e ambientes que oferecem ingredientes locais (frutos do mar, peixes, água de coco) para venda aos visitantes. Alguns dos quiosques, inclusive, têm mesas e cadeiras para uso dos clientes.

Em Lugar Comum também é possível praticar atividades e esportes na areia e na água, como o frescobol, o futvôlei e, claro, o banho de mar. As águas são bastante tranquilas, perfeitas para os pequenos banharem-se sem sustos.

2. Pau Fincado

Assim como a Lugar Comum, a Praia do Pau Fincado está localizada na parte urbana de Nova Viçosa. O acesso é fácil, pois localiza-se na Avenida Oceânica. O nome da praia vem da praça que está no local, de mesmo nome.

Conta com uma infraestrutura turística de boa qualidade, com a venda de alimentos e bebidas e ambulantes que também oferecem artesanato local. As águas calmas são ótimas para curtir o mar sem medo e quem curte praticar esportes pode aproveitar a faixa de areia.

3. Pontal da Barra

A Praia do Pontal da Barra fica perto da foz do Rio Peruípe e, na maré baixa, forma lagoas naturais, fantásticas para o banho sem ondas.

Na orla, há quiosques, pousadas e casas de veraneio, fazendo com que ela seja um destino um pouco mais tranquilo. Uma dica é fazer uma caminhada e se surpreender com as árvores que crescem no entorno, entre cajueiros e pitangueiras.

4. Costa do Atlântico

A Praia Costa do Atlântico está afastada do perímetro urbano, situada em uma colônia de pescadores (especializados principalmente em robalo e camarão). O mar aqui é bem mais agitado que nas opções anteriores, mas é uma opção interessante para a caminhada ou para fazer uma refeição dos quiosques e restaurantes locais.

5. Sabacuí

Próxima à entrada de Nova Viçosa (mas longe do burburinho do centro), o nome deste destino é por conta do Rio Sabacuí que deságua na praia. Esta é uma boa pedida para quem deseja curtir um dia com tranquilidade, sem abrir mão do conforto e da infraestrutura — na parte norte.

A parte sul é quase deserta e com poucas opções de estrutura (que funcionam apenas na alta temporada), mas pode ser uma pedida interessante para quem deseja um pouco mais de privacidade.

Agora, é só separar o filtro solar, as roupas de banho e fazer um roteiro para curtir as melhores praias em Nova Viçosa sem sustos!

Curtiu nosso artigo? Então não deixe de compartilhar o texto em suas redes sociais e marcar quem vai curtir esse paraíso natural com você na próxima viagem!