Você quer investir o seu dinheiro ou adquirir um imóvel, mas não sabe como? Apostar no mercado imobiliário ou na construção civil ainda pode trazer um excelente retorno financeiro.

Quem procura opções de investimentos mais rentáveis e inovadoras tem buscado a Sociedade em Conta de Participação, ou somente SCP. Com isso, é possível viabilizar os projetos das construtoras de uma forma bastante rentável para o investidor.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e entenda por que essa pode ser uma excelente alternativa para você!

O que é SCP?

A Sociedade em Conta de Participação é uma reunião entre dois ou mais indivíduos, um deles precisando ser pessoa jurídica, para conseguir um lucro comum a partir de uma atividade ou operação comercial.

Dessa forma, a SCP terá dois tipos de sócio. O primeiro é o ostensivo, que normalmente é uma empresa que vai, de fato, realizar a atividade comercial graças à sua expertise. Ele estará à frente do negócio e aparecerá para o público. Um exemplo é a construtura no caso do mercado imobiliário, que será a responsável por negociar os imóveis.

Já o sócio participante, também chamado de oculto, será aquele que fará o investimento, mas sem participar da atividade. Por isso, ele não precisa, necessariamente, entender da área a ser explorada comercialmente. No entanto, esse sócio também recebe os lucros gerados com o negócio. No caso de uma construtora, poderia ser um ou mais imóveis, por exemplo.

A constituição de uma SCP para ambos os sócios é bastante vantajosa, com grande potencial de ganho. De um lado, o sócio ostensivo consegue tirar o negócio do papel ao receber investimentos de forma menos burocrática. Já o investidor consegue aumentar o patrimônio sem se envolver com questões legais.  

Quais as vantagens desse tipo de sociedade?

A SCP pode ser anônima ou momentânea e funciona de forma diferente em comparação com os outros tipos de sociedade. Por todas essas características, ela tem sido bastante usada pelo mercado imobiliário. É certo que que todo negócio envolve riscos, mas as vantagens são muitas. Veja a seguir.

Menos burocrática

Nesse caso, o sócio ostensivo, aquele que deve ser uma empresa, conseguirá tornar o negócio viável e de forma menos burocrática. Isso porque ele receberá recursos para realizar a atividade sem que precise admitir um sócio formal.

Mais segurança

Esse tipo de sociedade traz segurança para o sócio oculto, que não terá responsabilidades. O sócio ostensivo, normalmente a empresa, é que fará as negociações, os contratos e a vendas. Ou seja, é ele quem terá todas as obrigações contraídas com outras partes. 

Maior facilidade de encerramento da sociedade

O contrato social estabelecido entre os sócios somente tem efeito entre eles. Ou seja, não há uma personalidade jurídica conferida à sociedade nesse tipo de situação. Ao chegar ao fim a sociedade, deverá ser feito um ajuste de contas, sem a necessidade de seguir o rito normal de uma empresa com a liquidação e partilha.

Desobrigação tributária

O sócio ostensivo é o responsável por avaliar os resultados do negócio, declarar os rendimentos e recolher os tributos devidos pela atividade. Assim, o sócio oculto, ou o investidor, fica desobrigado dessas ações.

Investir no mercado imobiliário por meio da SCP pode ser bastante vantajoso, principalmente no atual cenário em que o setor mostra sinais de retomada de crescimento após a última recessão da economia brasileira. Aplicar no mercado de imóveis em uma região litorânea, turística e altamente promissora, como a região de Nova Viçosa e Abrolhos, é uma boa alternativa para ter uma alta rentabilidade de volta.

Se você tem interesse no mercado imobiliário, entre em contato conosco e conheça as nossas atividades.