A Bahia oferece diversas opções para quem busca aproveitar as férias com muito sol e mar. No Sul do Estado, Trancoso e Nova Viçosa são dois locais que se destacam. O primeiro já é um destino turístico consagrado, famoso por suas praias e festas. Já o segundo ainda tem bastante potencial a ser revelado nos próximos anos, devido à diversidade de atrações naturais e culturais presentes.

Neste texto, você vai conhecer as perspectivas de crescimento de Nova Viçosa. Assim, verá como a cidade pode seguir os passos de Trancoso e se tornar um dos principais destinos turísticos do Brasil. Continue lendo para entender melhor.

As possibilidades de crescimento de Nova Viçosa

Nova Viçosa é uma cidade localizada no extremo sul da Bahia, na região conhecida como Costa das Baleias. É o ponto do continente mais próximo do arquipélago de Abrolhos, o que atrai visitantes em busca da observação das baleias Jubarte.

Esses grandes mamíferos vêm ao litoral baiano entre os meses de Julho e Novembro para procriarem, época em que são oferecidos passeios de barco para avistar os animais.

A cidade possui uma rica biodiversidade, composta por fragmentos de Mata Atlântica, manguezais e ecossistemas marinhos. Por isso, o Ecoturismo tem forte potencial de crescimento na região.

Nova Viçosa foi fundada na época da colonização do Brasil, o que lhe deixou heranças culturais que ainda se manifestam nos dias de hoje. A cidade possui um centro histórico datado do século XVIII, onde casarões antigos e igrejas centenárias podem ser visitados. No distrito de Helvécia, há um quilombo onde se pode conhecer mais sobre as raízes culturais da região.

Além disso, a cidade do extremo sul da Bahia tem um calendário anual recheado de eventos. No verão, ocorrem shows, feiras gastronômicas e de artesanato. A Festa da Baleia é a mais famosa do local. Ocorre no mês de julho, quando acontecem atrações musicais e atividades relacionadas à temática ambiental.

Mesmo com todos esses atrativos, Nova Viçosa ainda é um local pouco explorado por turistas. Por isso, oferece tranquilidade para viagens em família.

Os turistas são, em sua maior parte, atraídos pelas praias, mas há grandes chances de aumento do Ecoturismo nos anos seguintes. Novos investimentos em infraestrutura também são esperados, o que aumentará a atração de visitantes.

Os aspectos que fazem de Trancoso um famoso destino turístico

Trancoso é um distrito de Porto Seguro, situado na Costa do Descobrimento. Oferece praias com boa infraestrutura e também possui um centro histórico. A gastronomia é rica e pode ser conferida nos vários restaurantes locais.

O local é bastante badalado no verão, quando são realizadas festas ao entardecer. Trancoso já é um dos destinos de Réveillon mais famosos do Brasil. Há variadas opções de hospedagem e boa oferta de serviços voltados aos turistas, como centros de venda de artesanato e agências de passeios.

As baleias Jubarte também podem ser avistadas na região, com passeios saindo de Porto Seguro ou Arraial D’Ajuda.

Assim, Trancoso já tem boa infraestrutura para recebimento dos turistas. Esse fato, somado às suas belezas naturais, colocam a cidade em destaque no cenário turístico brasileiro.

As características que podem fazer de Nova Viçosa uma nova Trancoso

Os dois locais oferecem atrativos turísticos semelhantes, mas Trancoso encontra-se em um nível de desenvolvimento à frente por já contar com serviços bem estruturados para atender aos turistas.

Nova Viçosa ainda é pouco conhecida, mas tem os atrativos necessários para crescer no ramo e se destacar como Trancoso. Muitas pessoas procuram praias mais tranquilas, sem a agitação de baladas como as que acontecem em Trancoso. Nesse quesito, a cidade da Costa das Baleias é favorável para famílias que preferem sossego para curtir as férias.

Com isso, a tendência é que Nova Viçosa atraia novos empreendimentos de infraestrutura para acompanhar as demandas do turismo. A cidade possui um forte potencial de crescimento econômico para os próximos anos.

Assim, a forte presença de elementos naturais e culturais tende a levar ao crescimento de Nova Viçosa nos próximos anos. Agora é um ótimo momento para conhecer a cidade, que ainda não é tão badalada como outros destinos no litoral brasileiro.

Então, gostou do nosso artigo? Siga-nos no Facebook para acompanhar nossas publicações e outras novidades!