Nova Viçosa é uma das cidades mais bonitas e mais recheadas de atrações turísticas na Bahia. Não faltam praias, ilhas e locais para ecoturismo próximos à cidade.

Neste texto, você vai conhecer as principais atrações, curiosidades sobre a cidade e as vantagens de morar perto desse belíssimo  local. Também vai ler dicas sobre passeios, inclusive um pouquinho sobre o Arquipélago de Abrolhos. Continue acompanhando!

História e localização de Nova Viçosa

Situada no extremo sul da Bahia, próxima às divisas com Minas Gerais e Espírito Santo, Nova Viçosa foi fundada em 3 de março de 1755. A cidade fica a cerca de 900 km da capital Salvador, a 270 km de Porto Seguro e a 320 km de Vitória (ES) e hoje tem cerca de 44 000 habitantes. Uma curiosidade: quem nasce em Nova Viçosa é chamado de nova-viçosense.

A cidade está entre o rio Peruípe e o Oceano Atlântico. Por isso, é rodeada por restingas, manguezais, ecossistemas da Mata Atlântica, ilhas e recifes de corais. É dotada de um extenso litoral e faz parte da Costa das Baleias.

Atrações dentro da cidade

Nova Viçosa é o lugar ideal para reunir a família, parentes e amigos. Oferece praças, clubes, bares, bons restaurantes, feiras e pousadas. O centro histórico possui vários prédios antigos preservados, como a Casa de Câmara, a antiga cadeia, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e Sobrado do Porto. No distrito de Helvécia, ainda funciona a Estação Ferroviária, construída em 1897. Esse vilarejo foi fundado por imigrantes alemães e suíços no começo do século XIX.

As praias

A cidade tem um litoral extenso, com praias de areia fina, mar tranquilo e águas quentes: um cenário perfeito para o turista. Entre as principais estão a Praia do Lugar Comum, a Praia do Pau Fincado e a Praia Pontal da Barra. Em todas ela, existem barracas para atender aos banhistas.

As ilhas

As ilhas de Barra Velha e Coroa Vermelha estão entre as principais atrações da cidade. Do porto de Nova Viçosa partem escunas e lanchas para passeios de um dia. O trajeto dura até 90 minutos, durante o qual se tem uma visão privilegiada do estuário do rio Peruípe e da barra com seus bancos de areia.

Essa é uma excelente opção e para quem quer um pouco de aventura, contato com a natureza, descanso e diversão. O passeio fica completo com um mergulho para observar tartarugas, arraias e outras espécies nas águas cristalinas do mar baiano.

O Arquipélago de Abrolhos

A cidade está entre as mais próximas do Arquipélago de Abrolhos, uma das mais belas atrações turísticas do Brasil. Trata-se de um conjunto de cinco ilhas sob forte regime de proteção ambiental. Apenas uma delas pode ser visitada a pé; ainda assim, apenas no entorno.

Abrolhos é um lugar paradisíaco, frequentado por quem quer praticar mergulho ou ver as baleias jubarte. Pode ser aproveitado em passeios de um único dia ou alguns dias, para quem quiser dormir na embarcação.

E então, curtiu este texto sobre a cidade de Nova Viçosa? Então siga a gente no Facebook e fique por dentro de mais dicas como esta!