Quem tem filhos sabe como é importante pensar em atividades para as crianças desenvolverem durantes as férias. Afinal, elas têm muita energia para gastar e, sem ir à escola, acabam por ficar mais tempo em casa e sem ter o que fazer.

O tempo livre de pais e filhos pode ser um momento também para descobrir algo que gostam de fazer juntos e, assim, estreitar os laços familiares. Além de descansar da rotina longa do ano.

A escola do seus filhos já encerrou as atividades, e você quer saber o que fazer nas férias de verão com eles? Então, continue a leitura e veja 5 ideias aqui!

1. Viaje para lugares diferentes

Durante o ano, passamos muito tempo na cidade, dentro de apartamentos e carros e perdemos o contato com a natureza. Por que não viajar, nas férias de verão, para um lugar que reúna atividades ao ar livre e momentos de descanso em um cenário paradisíaco?

Assim é Abrolhos, no litoral sul da Bahia. O arquipélago é reconhecido pela rica vida marinha e um destino bastante procurado para mergulhar. As crianças vão adorar a ideia de nadar com peixes. Também há atividades como passeios de barco, caminhadas ecológicas, observação de animais, visita a manguezais, entre outros. Ou seja, atividades não vão faltar durante as férias.

2. Aprenda artesanato

O bom dessa atividade é que ela pode ser feita tanto em casa, quanto em qualquer viagem. Se você decidiu pegar a nossa dica e viajar para Abrolhos, você poderá encontrar oficinas de artesanato por lá. A cultura na Bahia é rica, assim como em todo o país, e atividades não vão faltar.

Escolha uma técnica para aprender ou volte a desenvolver aquela atividade que ficou parada devido à falta de tempo. Pode ser algo como tricô, bijuterias, bordados, costura. Você pode fazer sozinho ou na companhia de seus filhos.

3. Teste suas habilidades culinárias

Sabe aquela receita que você sempre quis fazer, mas não encontrava tempo? Pois então, aproveite as férias para cozinhá-la. Pode ser um momento de relaxamento e de interação com as crianças. Escolha receitas simples como bolos, cupcakes ou biscoitos. Os pequenos podem ajudar em todos os processos e, com certeza, vão adorar a atividade.

Se quiser algo mais elaborado, que tal experimentar um prato regional? O Brasil é rico em cultura e culinária. A cozinha baiana, por exemplo, tem diferentes pratos típicos com bastante frutos do mar. Experimente fazer uma moqueca ou um Vatapá e convide a família para um almoço. 

4. Comece um exercício

Muita gente que não faz atividade física coloca a culpa na falta de tempo durante o ano. Por isso, experimente começar a fazer uma atividade nas férias de verão. Você poderá encontrar uma modalidade que combina com você e terá bastante tempo para desenvolvê-la. Assim, quando voltar à rotina, ela já estará incorporada ao seu dia a dia.

Com tempo de sobra, você poderá procurar parques e outros lugares ao ar livre para se exercitar. Experimente corrida ou pilates. Se for viajar para a praia, por que não aproveitar o cenário paradisíaco para jogar frescobol, futevôlei ou fazer uma caminhada? Depois da prática, ainda poderá tomar um banho de mar. 

5. Planeje seu futuro

Quem não quer começar o ano seguinte com as contas em dia ou com a realização de um sonho antigo? Por isso, aproveite o tempo livre para planejar o seu futuro. Se a sua preocupação for financeira, você poderá se organizar e fazer um planejamento de gastos para o ano seguinte.

Já se deseja começar um curso, comprar um carro novo ou fazer uma viagem, você pode se planejar para isso. Aproveite esse tempo para repensar a sua rotina, as suas contas e caminhos para atingir os seus objetivos.

Além dessas atividades, há muitas outras ideias para escolher o que fazer nas férias de verão. O importante é aproveitar o seu tempo livre para promover o seu desenvolvimento pessoal e passar mais tempo com a sua família. Vocês vão terminar esse período mais unidos e renovados para enfrentar os desafios do ano que se inicia.

Você gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e divida essas ideias com seus amigos!