Você já reparou como se sente bem quando está perto do mar? O ar fica mais puro e as pessoas mais relaxadas. A energia e a força parecem se renovar depois de um mergulho. Sem contar o barulho das ondas que traz uma calmaria inconfundível para embalar noites frescas litorâneas.

Por essa razões, morar na praia se tornou o sonho de muita gente. Não somente pelo charme do lugar — imagine aquela paisagem verde e a imensidão azul na frente dos seus olhos — mas pelos benefícios para a saúde e o bem-estar trazidos aos vizinhos.

Você ficou interessado e quer saber mais sobre quais são as vantagens de morar na praia? Então, continue a leitura deste artigo e descubra agora mesmo!

1. Oferece o contato com a natureza

Imagine abrir a janela do quarto e dar de cara com uma paisagem verde e com o azul de diferentes tons do mar. Já pensou como seria bom poder fazer uma caminhada na areia com os pés descalços após o café da manhã. Estar em contato com a natureza vai trazer diversos benefícios à saúde e também para a mente.

Respirar ar puro, se conectar com a terra, tirar o foco da tela do celular… todos nós precisamos disso de vez em quando, não é mesmo? As vantagens são inúmeras, mas muitas vezes nos esquecemos delas diante de uma rotina corrida e estressante.

Entre uma reunião e outra, realmente fica difícil tirar um tempinho para observar a beleza ao redor e se desconectar por um instante.

2. Incentiva a prática de atividade física

A praia parece uma academia a céu aberto e faz um convite para a prática de exercícios. Nela, você pode correr, caminhar, andar de bicicleta, surfar, jogar frescobol, mergulhar, praticar yoga, entre tantas outras atividades. Tudo isso de forma acessível para todos, sem chances de desculpas como a falta de dinheiro ou de tempo, pois caminhar um pouquinho até chegar na areia não vai tomar muitos minutos do seu dia.

Você ainda será recompensado com a paisagem espetacular e poderá dar aquele mergulho no mar ao terminar de se exercitar, para tirar o suor do corpo. Sem dúvidas,  será muito mais interessante do que ficar olhando o monitor da esteira, no qual o tempo parece não passar.

3. Favorece o relaxamento

Imagine chegar em casa após um dia tenso no trabalho e poder sentar em frente ao mar para relaxar e esquecer os seus problemas. O som e o movimento das ondas têm volume e frequência harmônica, o que provoca um efeito calmante no nosso organismo, ou seja, eles ajudam a reduzir os níveis de cortisol no corpo — hormônio responsável pelo estresse.

4. Provoca uma mudança no estilo de vida

A vida na praia, cercada de paisagens verdes naturalmente, tem um ritmo bem menos acelerado se comparado aos grandes centros urbanos. Longe da rotina agitada das cidades e de uma intensa agenda de compromissos, é possível administrar melhor o tempo e estabelecer prioridades.

Afinal, você não vai querer abrir mão daquela caminhada no fim da tarde para ver o pôr do sol ou perder a chance de fazer uma trilha ecológica com tanta facilidade.

5. Oferece diversos serviços

Para os amantes da gastronomia, ao pensar na possibilidade de morar na praia, logo vem na cabeça fazer uma visita àqueles restaurantes com pratos deliciosos de frutos do mar. Essa é, com certeza, a melhor forma de encontrar produtos sempre frescos, de qualidade e ricos em sabor.

Também é possível frequentar bares que oferecem bons drinks, música tranquila e uma linda vista para o pôr do sol. Precisa de mais entretenimento?

6. Melhora a sua saúde

Além de incentivar a prática de atividade física e reduzir o estresse, morar na praia traz outros benefícios à sua saúde física e mental. Por exemplo, o ar salgado ajuda a melhorar o sistema respiratório, e pessoas com problemas como bronquite e asma, podem aproveitar essa vantagem para ter uma melhora significativa na qualidade de vida.

O ar próximo ao mar tem também íons de hidrogênio negativamente carregados que vão ajudar na absorção do oxigênio e, consequentemente, trazer equilíbrio dos níveis de serotonina  um neurotransmissor responsável por regular o sono, o humor, a ansiedade, etc.

Viver no litoral também vai deixar você mais exposto ao sol. Ele é importante para aumentar os nossos níveis de vitamina D — importante para proteger o sistema imunológico, diminuir os riscos de câncer e aumentar os níveis de endorfina no organismo.   

7. Incentiva uma alimentação mais saudável

A temperatura quente e o clima do ambiente praiano induzem o consumo de alimentos mais frescos e leves como frutas, sucos e saladas. Não é nada agradável comer um prato pesado como uma feijoada ou cheio de fritura para depois passar algumas horas debaixo do sol, não é mesmo?

Estar perto da praia significa ter o consumo acessível a peixes e frutos do mar frescos. Assim, você terá à sua disposição ingredientes ricos em nutrientes como o Ômega 3 — um tipo de gordura essencial para a proteção da saúde cerebral e cardiovascular. Os dias mais quentes também estimulam o consumo maior de água para manter o corpo hidratado.

8. Deixa o ar mais limpo

Longe dos grandes centros urbanos, o ar do litoral é mais puro. Isso porque as praias normalmente estão localizadas em regiões prioritariamente residenciais, ou seja, fábricas e indústrias ficam longe dessa área.

Além disso, muitos dos empreendimentos erguidos à beira-mar têm um projeto ecologicamente consciente e seguem padrões para aproveitar a circulação natural de vento, por exemplo.

Viu como são muitas as vantagens de morar na praia? O Brasil tem um extenso litoral com lugares mundialmente reconhecidos pela beleza como no estado da Bahia. Mudar-se para perto da natureza não é tão difícil assim, mas lembre-se de, ao decidir comprar um imóvel, buscar os serviços de uma incorporadora especialista em locais litorâneos, pois elas terão as melhores dicas para você realizar o seu sonho.

E aí, gostou deste conteúdo? Então, assine a nossa newsletter e receba novidades diretamente no seu e-mail!