Além de paisagens e praias maravilhosas, o litoral sul da Bahia guarda outra atração imperdível: a culinária local. Esta, por si só, já seria um ótimo motivo para visitar a região, podendo contemplar sempre em seus pratos típicos, muito camarão e uma grande diversidade de frutos do mar.

Você já deve conhecer algumas dessas iguarias como o acarajé, bobó de camarão, moqueca de peixe, etc. Quer saber mais sobre o que são e como saborear essas delícias? Confira neste artigo!

 

Conheça alguns dos pratos típicos do sul da Bahia

Acarajé

Talvez o maior símbolo da culinária do litoral baiano. É saboreado tanto em restaurantes chiques quanto à beira da praia. É feito com massa de feijão fradinho, cebola, sal e em seguida, frito em azeite-de-dendê. Versátil, uma vez frita, a massa do acarajé, é partida ao meio e pode receber recheios em várias combinações diferentes, como camarão seco, caruru, pimenta, salada e vatapá.

A palavra acarajé vem do idioma “yorubá” e significa “comer bola de fogo”. Aqui cabe uma dica legal. Tenha sempre atenção à pergunta das baianas que lhe servirem o acarajé.  “- Oh cliente, deseja o acarajé ‘quente’ ou ‘frio’? Na verdade a pergunta nada tem a ver com temperatura que irá ser servido: “quente” quer dizer mais apimentado e”frio” sem pimenta. Lembre-se da nossa dica e desfrute desta delícia. 

Bobó de camarão

Um dos vários pratos da culinária do litoral baiano feitos com camarão. Os crustáceos são temperados com alho, limão, pimenta e sal e depois marinados. Em uma panela, cozinha-se mandioca em pedacinhos, com louro e cebola. A receita também leva leite de coco, azeite-de-dendê e outros temperos como cheiro-verde e pimentão. 

Caruru

É um cozido de quiabo que, normalmente, leva amendoim, castanha e (claro!) camarão. Depois de cozinhar, os ingredientes são mexidos até virar um creme. Ao final, a cozinheira adiciona sal e azeite-de-dendê. 

O caruru também admite variações e pode ser servido com pão, suco de limão ou grande variedade de temperos para ficar com sabor ainda mais marcante.

Moqueca 

A moqueca no sul da Bahia é tradicionalmente feita com peixes de água salgada, como o pargo (peixe vermelho), mas o chamado “sangue de nego” na receita também pode conter camarão. É feita com tomate, cebola, alho picado e outros temperos. Como boa parte da culinária da região, a base é azeite-de-dendê e leite de coco.

Vatapá

Uma ótima pedida para almoços na praia. Pode ser servido com arroz, frango e caruru. Para fazê-lo, leva-se à panela uma mistura de camarão, leite de coco, amendoim, castanha-de-caju, cebola picada, farinha de mandioca e gengibre. Tradicionalmente também leva coentro.

 

Saiba quais os melhores locais para aproveitar a culinária do litoral baiano

Esses pratos são encontrados em cidades como Nova Viçosa, Porto Seguro, Caraíva, Caravelas, Alcobaça, Prado e outros municípios do sul do Estado.

Em Nova Viçosa, por exemplo, esses pratos são servidos também nas barracas à beira praia, criando um momento único de apreciar uma bela refeição com vista para o mar.

Gostou deste texto e ficou com vontade de conhecer melhor a culinária do litoral baiano? Então siga nossa página no Facebook e fique por dentro das melhores dicas para aproveitar a região!